Blog do Casal

Começar a Investir: Confira as 5 Dicas para quem quer começar do jeito certo

Normalmente recebemos muitas perguntas pelo nosso perfil do Instagram e pelo nosso canal do Telegram, tem de todo tipo de pergunta e claro que fazemos questão de responder a todas. Mas esses dias um seguidor, até bem ativo, fez uma pergunta que fez passar um filme na nossa cabeça! A pergunta era até relativamente simples, porém ao mesmo tempo de uma profundidade absurda!

A pergunta era, “qual a dica vocês dariam para vocês mesmos quando começaram a investir?” olha só o nível da pergunta, quão profunda que ela é! Nossa me vi olhando os gráficos pela primeira vez, me lembro lá na casa do meu ex-sócio, o Rubinho, com ele me explicando o que era um candle chamado de martelo, que para começar a investir na bolsa era fundamental escolher entra a análise técnica ou a analise fundamentalista! Boas lembranças!

Mas desse filme anotei as melhores falas, aquelas dicas imperdíveis que teriam economizado muito tempo, suor e lagrimas quando resolvemos começar a investir! Vou compartilhar elas aqui com você.

Não seja um eterno aprendiz

O espírito empreendedor sempre foi forte em nossas vidas e começar a investir acabou sendo uma consequência logica de tudo o que estávamos plantando até então, pena que nem todo mundo consegue sair do aprendiz, do chamado eterno aprendiz para pôr em prática. A teoria sem o conhecimento infelizmente é falha! É necessário praticar, errar, aprender e evoluir. Para começar a investir foi assim, rapidamente saímos da teoria para começar no mundo dos investimentos. Aprendemos que se tivéssemos alguém, sério, o caminho teria sido menos doloroso, mesmo assim foi divertido. Até das dificuldades que passamos hoje podemos achar graça!

A velocidade entre ir do aprendiz ao praticante deve ser medida por resultados, ou seja, à medida que vai aprendendo e praticando vai aumentando o nível de comprometimento feito ao começar a investir! O importante é nunca parar de evoluir, nunca parar de estudar e nunca parar de fazer!

Mais importante do que o melhor ponto de entrada é a gestão do trade depois que a operação se inicia

Porque falo isso, simples pequeno gafanhoto. Assim como mais importante do que ter a motivação correta para começar investir é manter a disciplina necessária para continuar dia após dia continuando a investir! Entrar em uma operação seguindo fielmente o operacional aprendido nos treinamentos é até relativamente fácil, uma vez que o método já foi comprovado e repetido inúmeras vezes. Mas e agora, o que você vai fazer se as coisas não saírem como o planejado? Vai ficar segurando aquele papel por dias ou meses? Até que ponto vai aguentar, pior qual era o plano quando resolveu começar a investir? Ter tudo isso em mente antes de mandar a ordem para a corretora teria também evitado preocupações e perdas desnecessárias!

Você não vai começar no mercado sendo consistente, talvez nem em seis meses consiga isso

Ainda me lembro abrindo o Excel e colocando lá, 2% de ganho ao dia, conta simples de juros compostos e… menos de 6 meses estaria com o futuro garantido. Chego a chorar em pensar quão besta eu era em acreditar que era tudo muito simples, que só o setupzinho era suficiente! É até constrangedor falar isso, mas qual o sentido de que em 6 meses eu iria virar um profissional de mercado que ganharia mais do que um juiz. Qual o sentido de fazer uma planilha em que nada daria errado! Pequeno gafanhoto, segura as pontas que isso vai levar um pouco mais de tempo do que você pensa, e mais, se você achar que vai ser rápido aí sim que vai demorar mais ainda!

Ansiedade e medo são duas faces da mesma moeda e que levam sempre ao fracasso

Ansiedade e medo, controle fortemente isso! As duas partes andam juntas o tempo todo aqui no mercado financeiro! Antes de começar a investir é fundamental que já pense em meios de controlar esses dois monstrinhos que moram em nossas cabeças! Os dois trabalham dia e noite com o único proposito de tirar a nossa sanidade! Não há por que tem ansiedade nos investimentos, desde que tudo tenha sido bem planejado. Assim como não há sentido em ter medo de tudo dar errado, uma vez que o risco deve ser sempre meticulosamente calculado!

Não confie em tudo o que vê nas redes sociais, nem se preocupe demais com as operações de outras pessoas. Aqui o jogo é você contra você mesmo

Nossa aí deve ter sido o maior desestabilizador emocional que encontramos! Olha o que o fulano postou, aquela boleta gigante que resolveria a nossas vidas acabou também prejudicando muito a nossa evolução. Lá atras, quando resolvemos começar a investir achávamos que era só nós e a tela. Tudo bem até aí, mas logo as redes sociais começam a sugerir pessoas do mercado para acompanharmos e a primeira ideia que surge é a de segui-los para ver o que estavam fazendo.

Até aí tudo bem, a intenção era boa, mas tem tantos perfis, tantas pessoas toxicas, que mentem, que manipulam e pior que nos fazem sentir para baixo que acabou nos tirando do foco, acabou nos levando a querer ser como eles também e assim esquecer das origens. Então pequeno gafanhoto, não faça isso. Seja somente você e seu mentor, deixa as redes sociais para depois, depois que você já estiver com seu operacional consolidado. Ai sim pode ouvir, debater e saberá separar o que é bom e o que é ruim nesse mercado!

Tenha um mentor que te ensine a começar a invesir e siga o método dele 100%.

Nossa, esse ai é a principal! Pequeno gafanhoto, olhe para quem você se tornou e procure um mentor que seja pelo menos parecido! É sério vai te evitar muita dor de cabeça e muitas horas e muito dinheiro economizado!

Parece brincadeira falar assim, mas é exatamente isso, método bem definido, atenção aos detalhes e dedicação aos alunos. Começar a investir tendo esse apoio será fundamental para a sua evolução.

Te convido a conhecer nossos treinamentos que irão te fazer evoluir muito e em um tempo razoável. Acesse a página de treinamentos e veja tudo o que temos para oferecer!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp